Pesquisa personalizada

domingo, 9 de agosto de 2009

Gildo de Freitas - Sistema dos Pagos

Compositor: Gildo de Freitas
Álbum: O Trovador dos Pampas -Vida de Camponês
Ano: 1965

Sistema dos Pagos

-E é xote rapaziada, Uhu Uhuuu!
Eu vou contar pra vocês o minha gente
Qual é o traje que no rio grande se usa
Uma bombacha umas bota um par de espora
Um chapéu grande um lenço um pala uma brusa
-E é bem assim que se usa lá Dom Palmeira!

Um cinturão, boleadera e tirador
E um revolver carregado na cintura
Um litro mango e uma faca prateada
E uma cordeona pra legrar as criaturas
-A gente faz um defunto e depois toca um xotezito em roda do Falecido!
Palmeira:- Muito bem Gildo de Freitas, mostra bem como os gaúchos é, compadre!

Cavalo gordo e um arreio preparado
Dois pelegão peiteira freio e barbela
Um ramaneia um laço mala de poncho
E na garupa uma china formosa e bela
Palmeira: -Isso é que não pode faltar companheiro!
-Puxei meu pai Palmeira sempre gostei de mulher
Palmeira: -Também puxei pra ele!

E esta china que me faz o chimarrão
Me lava a roupa faz almoço e faz café
É bem assim que se traja o rio grandense
É o meu chão que lhe pertence os carinho da mulher
-A gente sem mulher não vale nada e ainda vai longe dos pagos!
Palmeira: -É verdade Gildo.

Também percisa ter dois cachorro bueno
Mas escolher da raça dinamarquês
Para ajudar o seu dono a peliar
Se pur acaso for perciso alguma vez
Cada cachorro peleia com o inimigo
E o dono é guapo peleia com dois ou trêis
E foi assim que eu resolvi todo o problema
Di contar todo o sistema do rio grande pra voceis
Palmeira: -Muito bem Gildo de Freitas, gostei muito companheiro.
-Obrigado Palmeira véio!

Nenhum comentário: