Pesquisa personalizada

sábado, 18 de abril de 2009

José Mendes – Carancho

Compositor: José Mendes
Álbum Isto é Integração
Ano: 1973

Carancho

-Cada vez que floreio está marca
me lembro de um fandango lá no pinhão da serra
na costa do rio Pelotas
eu era um peão de estância
e não sei porque motivo que às vezes não me convidavam
pra esses bailes, mas como esse era um fandango muito afamado
resolvi ir de carancho sem ser convidado
era num sábado quando sol já ia se escondendo
montei no meu zaino e na marcha troteada
cortei umas três léguas e meia mais ou menos
quando cheguei assim numa canhada
escutei lá embaixo de uma ramada
uma acordeona que tocava mais ou menos assim.


-Cheguei na frente do rancho
pus meu cavalo na soga
paguei a entrada e entrei
E fui direto nas bandas dos tocadores
E o fandango estava fervendo no balanço do vaneirão
Assim deste jeito:


-Quando o gaiteiro me viu gritou de lá:
-“Pegue a gaita Zé Mendes me da uma canja
toca um pouco que eu preciso dançar com uma prenda
que faz horas que está me namorando”
Puxei minha oito baixos e sapequei uma vaneira
Mais ou menos assim:


E já resolvi cantar uns versos, e soltei:

Eu vim aqui sem ninguém convidar
Mas também sei tocar, sei cantar
Por gostar muito de baile de rancho
Eu vim de carancho eu vim de carancho
Eu vim aqui sem ninguém convidar
Mas também sei tocar, sei cantar
Por gostar muito de baile de rancho
Eu vim de carancho eu vim de carancho

-O gaiteiro se sumiu na sala
passou da meia noite me deu uma fome danada
e já cantei uns versos pro cacheio

Eu vim aqui não foi só para sofrer
Eu quero comer eu quero comer
Eu vim aqui não foi só para sofrer
Eu quero comer eu quero comer

-Ai o garçom me trouxer uma bandeja
com pasteis mas começou a ressecar a goela
e eu já disse mais uns versos para o garçom:


Eu vim aqui não foi só para comer
Eu quero beber eu quero beber
Eu vim aqui não foi só para comer
Eu quero beber eu quero beber

-Aí me trouxeram uma gasosa
tomei e nisto chegou uma garota
dessas modernas com uma minissaia
muito bonita que me perguntou:
“-Escuta aqui ó gaiteirovai tocar só isso?
não toca nada do Roberto Carlos?”
-E eu que não sou muito assustado respondi:
-Toco senhorita pode aguardar que já sai e soltei:

-De repente no fandango surge um cara
de cabelos curtindo uma onda de hippie
chegou e me disse:
“-Escuta aqui o bicho corta essa entra
na minha e larga um som diferente”
E eu respondi pra ele:
-Qual que tu que o cara?
“-Entra numa de beatles”
-Hã bitles, já sai!
e soltei de novo:


-Daí eu já estava cansado
e o gaiteiro não aparecia
resolvi cantar uns versos para ele:


Eu vim aqui não foi só para tocar
Eu quero dançar, eu quero dançar
Eu vim aqui não foi só para tocar
Eu quero dançar, eu quero dançar

-E o gaiteiro escutou os versos
largou par e veio e pegou sua
acordeona e largou quase a mesma:

-E eu convidei a moça mais linda da sala
que estava de saia encarnada e sai marcando vaneirão
e aproveitando embalo cantei um verso no ouvido da prenda:


Eu vim aqui mas não foi só para dançar
Eu quero apertar, eu quero apertar
Eu vim aqui mas não foi só para dançar
Eu quero apertar, eu quero apertar

-E a moça me respondeu no pé da letra

Tu veio aqui mas não pode apertar
Tu vai apanhar, tu vai apanhar
Tu veio aqui mas não pode apertar
Tu vai apanhar, tu vai apanhar

-E quando olhei assim para um lado
estava o velho pai da moça com
uma cara enferuscada que já cantou
uns versos para mim:


Tu veio aqui mas tu é muito feio
Não me facilite que eu te passo o reio
Tu veio aqui mas tu é muito feio
Não me facilite que eu te passo o reio

-E para não apanhar nesse baile
tive que cantar uns versos para o velho:

Eu vim aqui mas não cheguei agora
Se for desse jeito então vou me embora
Eu vim aqui mas não cheguei agora
Se for desse jeito então vou me embora

E o fandango terminou na hora
Montei no meu zaino e saí porta afora
E o fandango terminou na hora

Montei no meu zaino e saí porta afora





Um comentário:

Anônimo disse...

eu quero essa musica em mp3
vc pode me ajudar???
michelfm@gmail.com